domingo, 7 de julho de 2013

Musica é Lixo?



Orquestra de instrumentos recicláveis de Cautera - Paraguai


Talvez uma das atividades mais antigas e belas que a humanidade realiza até os dias de hoje é tocar um instrumento musical.

Jovens pobres tocando com instrumentos musicais velhos e ultrapassados, hoje em dia, são muito comuns no nosso mundo de desigualdades sociais. Para alguns privilegiados da sociedade que tem acesso à saúde, a educação e a modernidade, como  a internet,  que veio aproximar, divulgar e mostrar de forma mais rápida como vivemos e reinventamos a nossa forma de viver e conviver. Pode sim, se sentir um  privilegiado. E ao mesmo tempo, torna-se responsável pelas outras pessoas que não tem as mesmas condições. Promover, divulgar e criar formas para que todos se sintam também privilegiados é fundamental para a evolução da sociedade. A criatividade humana é infinita e sempre iremos nos surpreender.

O que fazem estes jovens é Fantástico. Alias, conheci esta orquestra, numa reportagem do Fantástico – Programa da rede Globo. (A Globo quando quer sabe mostrar coisas proveitosas para a sociedade).


Instrumentos musicais fabricados com o lixo. Isto é Fantástico!!!! Estes jovens coordenados por um músico amador conseguiram a mesma afinação dos instrumentos profissionais. Violinos, flautas, violão, contrabaixo foram todos fabricados com materiais tirado do lixo. E quando reciclados? Mostram o quanto somos capazes de mudar a realidade. Bem, vejam o vídeo:  - São vinte e um minutos para reflexão de como podemos melhorar.