sábado, 21 de maio de 2011

Conheça George Borowski, o 'Guitar George' de 'Sultans of swing'

No Brasil – George Borowski





RIO - No palco da apresentação do Teenage Fanclub no Whisky Festival, semana passada, estavam Norman, Raymond, Gerard, Francis e Dave. Mas alguns empolgados da plateia dos shows do Rio e de São Paulo insistiam em gritar por outro nome. Era um tal "Geooorge!" para cá, "Geooorge!" para lá, até que solucionou-se o mistério. George não é o título de nenhuma canção da banda escocesa e sim George Borowski, o roadie - ou melhor, o técnico das guitarras - que acompanha os músicos. Mas como alguém que ocupa uma função tão desprezada pelo mundo conseguiu tamanha notoriedade? A resposta é simples e surpreendente: Mr. GB é o lendário "guitar George", aquele que "sabe todos os acordes". Sim, o senhorzinho grisalho e embecado que fazia graça enquanto arrumava um set de pedais ganhou seu passaporte para a eternidade musical ao ser citado no hoje clássico "Sultans of swing", do Dire Straits.



Além de ser muso inspirador do hit que arremessou a banda de Mark Knopfler ao panteão dos grandes grupos de rock do final da década de 70, Borowski acumula uma sólida e extensa carreira de serviços prestado à música. Na maior parte do tempo, o multiinstrumentista trabalha na equipe apoio das mais diversas bandas. E ele joga nas onze: organiza a aparelhagem, afina as guitarras, faz participações especiais tocando de um tudo, distribui toalhas e garrafas d'água, ajuda a (gentilmente, sempre) retirar os fãs que insistem em invadir o palco e, de vez em quando, até abre os shows. Seu portfolio inclui, além do Teenage Fanclub, nomes como Pixies, Meat Loaf, Tina Turner, Neil Young, R.E.M. e Radiohead. Tão desconhecida quanto interessante, sua trajetória no ramo começou muito antes de seu insólito encontro com o Knopfler.



Texto retirado do site:

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/05/19/conheca-george-borowski-guitar-george-de-sultans-of-swing-que-acabou-de-passar-pelo-brasil-924497423.asp#ixzz1MwGB3Vh2

© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.