terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Porquê música?

Buscando algumas respostas, na web, para perguntas que me surgem sem explicação e sem motivos aparentes, cheguei ao texto abaixo que achei interessante:



Porquê a música?

Perguntar-me o porquê da música seria exactamente o mesmo que perguntar-me o porquê da escrita. A música tem um poder que ultrapassa o ser humano, e apesar de ser o ser humano a criá-la este não a pode dominar, ou pelo menos, não o poder que a música tem.

Custe ou não admitir, a música é a arte que está por cima de todas as outras, pelo simples facto, de que toda a gente gosta de música. Tem a facilidade de moldar o nosso estado de espírito, fazendo com que este dependa da música, nem todos temos a capacidade e a percepção necessárias para entender o que digo, mas todos a sabemos reconhecer, e o magnetismo que esta tem. Melodias transportam-nos, desde sempre, desde a infância. Gostos aparte, mas a música sempre, não tem idade, não se escolhe perante o meio social ou a cor da pele, todos temos acesso a esta arte, e muitas vezes é esta a única arte que nos reconforta, que se transforma em nossa companhia. Por isso, vás onde vás, e encontres quem encontrares, sabes que terás sempre algo em comum com o resto do mundo, a música é o único e verdadeiro elo de união entre as civilizações, entre os tempos. Abrange até os animais, que de alguma forma, também não ficam indiferentes a esta arte. E é por isso que acredito, que todos os segredos que se escondem durante os tempos, que fazem uma historia silenciosa, secreta e calada, irão todos dar à música, se esta nos une.

É por isso que eu, que me posso gabar de sensibilidade, não só para com a música senão com todas as outras artes, que a sinto de forma deveras especial, atrever-me-ia a dizer única, mas sei que deve haver por aí muitas outras sensibilidades que ultrapassam a minha, descrever a sua energia, nem sempre está ao alcance da minha eloquência, porque uma coisa é explicar sentimentos e outra é explicar sensações, faz-se muito mais complicado. O que sei descrever, é que a música se apodera da minha alma, me bloqueia o pensamento, fazendo da música a minha forma de pensar. E posso ser quem eu quiser… Liberto-me de tudo o resto, dizer que a música nos liberta não é acaso, nem palavras que juntas soam bem, é uma verdade, limpa-nos a alma, acaba a canção e somos pessoas novas, rejuvenescidas, o resto ficou para traz.

Porquê a música?

Porque a música é a força quase divina, que encerra em si o poder da libertação da alma, e do corpo.



Publicada por Cherry Blossom Girl em 07:04